05 JAN 2021
Defesa Civil orienta como se proteger nesse período de chuvas fortes
Serviço já monitora possíveis pontos vulneráveis da cidade desde final de setembro e órgãos de defesa se preparam com outras secretarias caso haja algum sinistro na cidade.

A Defesa Civil de Itaúna está monitorando (desde o final de setembro) pontos de possível vulnerabilidade em relação às chuvas que tem caído na cidade nos últimos dias. E como a previsão é de que o período de precipitações se estenda até final de março, órgãos de defesa, que já fazem trabalho preventivo durante todo o ano, se colocaram à disposição caso haja registro de algum sinistro no município. Fazem parte deste grupo diversas secretarias/departamentos municipais, além do Saae, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Samu e outros.

A população deve ficar atenta aos alertas de chuva emitidos pela Defesa Civil (via imprensa e redes sociais) ou pelo cadastro gratuito no serviço 40199 (basta enviar o CEP da residência por SMS para o número indicado). É importante também se reportar à fontes oficiais de informação e evitar as fake news.

Recomendações durante a chuva:

- Redobre a atenção. Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial em áreas de encostas e morros.

- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos.

- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

- Fique longe de janelas.

- Mantenha distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, assim como estruturas metálicas em geral.

Áreas de possível vulnerabilidade a serem evitadas em caso de chuva intensa

- Avenida São João (próximo ao bairro Sion)

- Avenida São João (próximo ao Sesi e a loja Cremig)

- Avenida São João (atrás do Hospital Manoel Gonçalves)