22 FEV 2021
Cadastro para vacinação dos profissionais de saúde já está disponível no site da prefeitura
Devem preencher o formulário todos os profissionais enquadrados na definição do Ministério da Saúde que ainda não se vacinaram

Conforme divulgado na última semana, a Prefeitura disponibilizou no site oficial (www.itauna.mg.gov.br/vacinacao), um formulário para que os profissionais de saúde faça um pré-registro para vacinação contra Covid-19. O pré-cadastro entretanto, não garante a imunização imediata. A Prefeitura usará esses dados para agilizar e planejar a aplicação da vacina a medida que as doses estiverem disponíveis.

A plataforma pede o preenchimento de um questionário em que serão coletados dados como nome completo, CPF, RG, e-mail, profissão e meios de contato. Essa documentação não isenta de que o profissional, no momento da vacinação, apresente a documentação comprobatória que segue abaixo.

Quem são os trabalhadores da saúde que podem receber a vacina, conforme definição do Ministério da Saúde:

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares).

Inclui-se ainda os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Documentação necessária

A vacinação ocorrerá somente para residentes em Itaúna-MG, ou que trabalhem no município, e está condicionada à apresentação obrigatória dos seguintes documentos:

- Cópia do documento de identificação com foto;

- Cópia do CPF;

- Cópia de comprovante de endereço;

- Cópia de Documento que comprove vinculação ativa com o serviço de saúde, sendo aceitos alguns dos abaixo descritos:

- Cópia legível da carteira de trabalho comprovando vínculo ativo com o serviço de saúde ou
- Cópia legível de contrato com data de vigência atual com os dados da empresa e funcionário comprovando vínculo ativo com o serviço de saúde ou

- Cópia legível de contracheque do último mês comprovando vínculo ativo com o serviço de saúde ou
- Para profissionais autônomos e liberais será aceito o documento “Declaração de vinculação ativa como trabalhador da saúde” disponível no site da prefeitura (www.itauna.mg.gov.br).