16 MAR 2021
Vacinação de idosos nesta terça-feira beneficiou quase 800 pessoas em Itaúna
Mesmo sem contar vacinação em residência para acamados, número é recorde para um único dia na cidade desde início da imunização contra a Covid.

Realizada na manhã desta terça-feira, 16/03, a vacinação contra a Covid-19 para idosos maiores de 80 anos levou muita gente à área externa da nova Prefeitura, no Boulevard Lago Sul. Inicialmente prevista para atender 490 pessoas, a nova fase de imunização alcançou quase 800 pessoas. Os atendimentos foram realizados por sistema drive-thru e também para quem estava a pé, sendo necessária a apresentação de documento obrigatório de identificação e comprovante de endereço. Mesmo sem ainda contar a vacinação em residência para acamados, este número é recorde para um único dia de trabalho dos profissionais da saúde na cidade.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, “a vacinação ocorrida hoje foi um sucesso, sendo imunizados centenas de idosos num só dia, mesmo no momento mais crítico da pandemia. A opção por drive-thru é justamente para evitar aglomeração, mas muitas pessoas optaram por vacinação a pé, o que gerou um tumulto que não tínhamos identificado em outras etapas. Encerramos a vacinação por volta do meio dia, atendendo todos que nos procuraram, não havendo falta de doses. Tínhamos uma previsão inicial e complementamos com novo lote de doses que já estava programado para chegar”, conta.

O Secretário ainda esclareceu que, com o avançar da vacinação, será necessário estratificar ainda mais os grupos devido à quantidade de pessoas que vão aumentando a cada fase. Desta vez, a opção por manter a faixa de 80 a 84 anos se deu para abranger o maior número possível de pessoas dentro da perspectiva de agravamento da pandemia. Outro ponto a ser ressaltado é que o Governo Federal é o ente responsável pela compra das vacinas, o Estado faz a distribuição e o município a devida aplicação conforme critérios já estabelecidos pelo MS. Governantes estaduais e municipais tem autonomia para negociar e comprar vacinas, porém os mesmos tem que repassar as doses ao SUS para a distribuição igualitária entre todos.