20 MAI 2021
CAPS-AD: atendimento singular e humanizado à dependentes de álcool e drogas
Foco se dá na reabilitação psicossocial, garantia de direitos e cidadania, reflexão sobre o uso consciente e responsável de substâncias psicoativas

Inaugurado em março de 2002 em Itaúna, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) tem como objetivo o atendimento à pacientes com transtornos decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas (independente de presença ou não de comorbidades psiquiátricas/psicológicas e sociais), oferecendo atendimento diário, intensivo, semi-intensivo ou não intensivo. É um serviço de saúde mental de caráter aberto e comunitário, com atendimento singular e humanizado prestado por equipe multiprofissional, prestando acolhimento em crises e urgências à pacientes e seus familiares.

Todo o trabalho visa a reabilitação psicossocial, a garantia de direitos e a cidadania, além da reflexão sobre o uso consciente e responsável de substâncias psicoativas. Em comemoração ao 18 de Maio, Dia da Luta Antimanicomial, atividades especiais estão acontecendo ao longo da semana (respeitando protocolos de segurança em relação à Covid-19), com cinema comentado, oficina de música, roda de conversa, sambas alusivos da campanha de conscientização, muro do silêncio, dentre outras programações. O CAPS-AD fica na Avenida Jove Soares, 213, Centro.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio.