A Prefeitura de Itaúna, por meio da Gerência Superior de Meio Ambiente reforça junto à população os prejuízos que as queimadas geram para a saúde da população bem como da fauna e flora. Além de transtornos aos vizinhos, a queima de lixo, pneus, ou qualquer detrito ou objeto é capaz de produzir odor e fumaças nocivas à saúde, podendo causar problemas de saúde de ordem respiratória, tais como bronquite, sinusite, rinite, entre outros.
Em época de pandemia de coronavírus, a preocupação aumenta pois pode agravar o quadro respiratório das pessoas acometidas com o vírus, bem como de outros doentes, aumentando a necessidade de atendimentos hospitalares.
“É importante que a população tenha consciência e nos ajude no sentido de evitar este tipo de prática, pois, as queimadas geram transtornos imensuráveis no meio ambiente e podem, inclusive, causar danos materiais e físicos enormes. Contudo, para atender este tipo de situação, outros setores necessitam ser acionados e com isso deixam de prestar relevantes serviços para a população, assim como foi recentemente nas proximidades da nova sede administrativa onde tivemos uma excelente e rápida atuação do SAAE e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no combate a um incêndio”, reforça o Gerente Superior de Proteção ao Meio Ambiente, Marcelo Augusto Nogueira Rezende.