27 AGO 2021
Secretarias de Saúde e Infraestrutura realizam ação conjunta de conscientização
Aproveitando a proximidade do Dia Nacional de Combate ao Fumo, atividade lembrou aos presentes os riscos do uso do cigarro

Comemorado em 29 de agosto de todo ano, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado pela Lei Federal nº 7.488/86, com objetivo de mobilizar quanto aos malefícios causados pelo cigarro, as vantagens de se parar de fumar, além de aumentar e estimular o acesso aos serviços de cessação do tabagismo. A temática para 2021 é "Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia de Covid-19". Aproveitando a proximidade com a data, o Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje, dia 27, uma conscientização com servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços.

Em linhas gerais, o tabagismo é considerado a principal causa isolada evitável de adoecimentos e mortes precoces em todo o mundo, matando cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil e mais de 8 milhões de pessoas neste mesmo espaço de tempo no mundo. São mais de 4.700 substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro, sendo algumas cancerígenas. O tabagismo causa dependência química, psicológica e comportamental. Muitas vezes, o fumante não reconhece o vício e não consegue parar de fumar de forma voluntária, necessitando portanto de ajuda profissional.

Em Itaúna, que desejar parar de fumar pode e deve procurar o Programa de Controle do Tabagismo nas unidades de saúde ou no Setor de Referência da Secretaria Municipal de Saúde. O endereço é Avenida Manoel da Custódia, nº 1111, bairro São Geraldo (bloco entre o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado e a Avacci). Os atendimentos (realizados de forma individual e agendados em razão da pandemia de Coroinavírus) são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. O telefone é o (37) 3241.4999, ramais 210 ou 228.

Em relação à Covid-19, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença devido a possível comprometimento da capacidade pulmonar. Por isso, pode-se dizer que o tabagismo é fator de risco também para a doença (estão relacionados ao contágio, porque o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos com os lábios, o que aumenta a possibilidade de transmissão do vírus para a boca). Por esses motivos, a OMS, o INCA e outros órgãos de saúde encorajam os fumantes a pararem de fumar para minimizar os riscos associados à pandemia do Coronavírus.