18 JAN 2022
Equipes de combate à Dengue, Zika e Chikungunya se preparam para realização do Liraa
receba notícias
Levantamento Rápido do Índice do Aedes Aegypti será realizado quatro vezes em 2022 para identificar possíveis focos do mosquito transmissor

A Secretaria Municipal de Saúde realizará entre os dias 24 e 28/1 o primeiro Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti (Liraa) de 2022 em Itaúna. Ao longo do ano serão realizadas quatro edições, com objetivo de identificar possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Agentes de combate a endemias percorrerão todos os bairros da cidade e realizarão vistorias em residências aleatórias coletando as larvas encontradas e as mesmas serão encaminhadas ao laboratório do Setor de Zoonoses.

De acordo com a Coordenadora de Vigilância Ambiental da SMS, Jordana Vieira, “é muito importante que a população entenda e colabore com o trabalho dos agentes. O excesso de chuvas e agora o período de muito calor são favoráveis ao desenvolvimento do mosquito transmissor. Por isso contamos com a colaboração da população para facilitar que os agentes realizem a vistoria em sua residência para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Cada um pode e deve fazer sua parte, não deixando água parada” afirma.

Versão do Sistema: 3.2.2 - 02/05/2022