26 JAN 2022
Hospital Manoel Gonçalves ganhará novos leitos de CTI Geral adulto
Decisão consta em Deliberação da SES/MG. Hospital herdará leitos que eram para tratamento de COVID-19 e terá agora 19 unidades nesta ala

A partir de fevereiro, a Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira passará a ter 19 leitos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (atualmente são 10) na ala de CTI Geral adulto. A informação foi oficializada pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.707, de 24/01/2022, que aprova a habilitação permanente dos novos espaços para Itaúna e outras duas cidades da macrorregião - Bom Despacho e Pará de Minas, todos com 9 leitos (7 hospitais manifestaram interesse mas somente 3 foram contemplados). Os leitos incorporados aos já existentes eram de tratamento da COVID-19 até agora.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, “o hospital continuará com 10 leitos de CTI para manutenção do enfrentamento à pandemia de Coronavírus na cidade pelo menos até fevereiro de acordo com nota recém divulgada pelo Ministério da Saúde. E como as unidades de tratamento intensivo normalmente costumam funcionar de dez em dez leitos, baseando-se no número de equipes de trabalho, acreditamos que para o CTI Geral, o leito faltante deverá ser destinado à saúde suplementar. Então, teremos 19 vagas para atendimento pelo SUS, uma conquista enorme para nossa cidade e para a região, o que irá nos credenciar a voos maiores e novas habilitações de serviços de alta complexidade”, analisa.