A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços, vem melhorando as estradas e passagens de água na área rural do município. Na estrada rural do Calambau (Próximo a fazenda Calambau), foi realizada a obra da “Ponte Hélio Ribeiro”, com instalação de aduelas em substituição a antiga ponte de passagem fluvial, que já não suportava o volume de água das chuvas do córrego Boa vista. O Valor total da obra foi de R$175.106,44.
As aduelas (galerias celulares) são destinadas à canalização aberta ou fechada de córregos, drenagens pluviais e fluviais. Aumenta a vazão de passagem de água, não ocasionado enchentes ou o transbordo do córrego, danificando ou até impossibilitando dos moradores transitar na estrada. Evita a erosão, arraste de material e aterro para dentro do córrego, eliminando o assoreamento mesmo. Menos manutenção com material e equipamentos durante as chuvas, durabilidade maior que as das manilhas. Foram utilizadas 12 aduelas (2,00x2,00x1,00x0,15).
Sobre o Homenageado
Hélio Ribeiro nasceu em Itaúna, filho de Mariana de Oliveira Villela e Luiz Ribeiro Filho, era o terceiro de onze irmãos. Casado com Luzia de Cerqueira Lima teve 6 filhos, sendo eles Maria de Lourdes Ribeiro Lima Machado; Silvane Ribeiro Lima Carneiro; Heloisa Helena Ribeiro Lima; Hélio Lúcio Ribeiro; Geraldo Magela Ribeiro e Luzia Lima Ribeiro Maia.
Começou a trabalhar desde criança e nunca parou. Era um filho, irmão e pai maravilhoso, muito generoso, amigo, companheiro, sempre muito honesto em tudo que fazia. Hélio possui uma sabedoria ímpar. Um pai zeloso que era, Hélio era considerado muito bravo pelos filhos, mas com o tempo eles perceberam que essa bravura tornava-se doçura, pois ele só queria o bem dos filhos. Aos 81 anos, em 16 de dezembro de 2010, Hélio partiu desta vida. Homenagear Hélio Ribeiro é uma maneira de valorizarmos os itaunenses e sua vida de dedicação para com a família e a sociedade como todo.