23 JUN 2022
Setor “Passe Livre” realiza mais de 3.400 atendimentos de janeiro a maio de 2022
Beneficio é concedido na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

A Prefeitura de Itaúna, por meio da sala de benefícios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é responsável pela emissão de 2° via de certidões para hipossuficientes, carteira municipal de identificação da pessoa com deficiência (CIPD), emissão de carteira municipal de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA), além da concessão do “Passe Livre” municipal para pessoas que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo Programa.

Nos cinco primeiros meses do ano foram mais de 3.492 pessoas atendidas pelo programa do “Passe Livre”, de acordo com registros realizados pelo setor. Até o momento foram realizados mais de 30 novos cadastros, além dos cadastros de renovação que devem ser feitos a cada 2 anos de vigência.

Somente no mês de abril foi contabilizada a recarga para 746 usuários e mais 344 acompanhantes; o que resultou em R$ 109.121,30 custeados pelas fontes da secretaria e do município. Os interessados que preencherem os requisitos estabelecidos pelo Programa devem levar a documentação necessária no CRAS mais próximo de sua residência.

Hoje, o município conta com 3 equipamentos do Centro de Referência da Assistência Social- CRAS - nos bairros: Vila Tavares, Morada Nova e Centro, para melhor atender a população. A Sala de Benefícios, que é responsável pela parte gerencial dos serviços prestados neste setor, funciona na sede da Prefeitura de Itaúna na Avenida Boulevard, 153 – Boulevard Lago Sul, de 7h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações (37) 3249-9707.

Passe Livre

O Passe livre do município de Itaúna é um programa de assistência que assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos dentro do município para pessoas com deficiência e que estão em tratamento de saúde. O Programa se estende também às pessoas que possuem algumas doenças crônicas descritas na legislação. Os pedidos são analisados e encaminhados pela equipe técnica, conforme critérios previstos na lei.