01 JUL 2022
Itaúna mostra ao Brasil que está no rumo certo
Cidade está entre as 50 melhores de médio porte para viver e tem a 23ª melhor Educação neste mesmo grupo

Não foram a falta de repasses por parte do Estado e nem a pandemia de Coronavírus que impediram Itaúna de crescer e se tornar referência nos últimos anos. Com gestão municipal mais dinâmica, fortalecimento e abertura de novas parcerias, foco no desenvolvimento tanto humano quanto estrutural, a cidade avançou e galgou novamente seu papel de destaque no Estado e no país. A revista “Isto É” publicou em edição extra no final de junho o levantamento realizado pela Austin Rating, principal empresa de classificação de risco, com o ranking "As Melhores Cidades 2022".

Com metodologia própria e calculado a partir de 281 indicadores extraídos de fontes primárias como IBGE, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério do Desenvolvimento, dentre outros, o levantamento da Austing Rating classificou Itaúna como a 48ª melhor entre as cidades de médio porte no país. O levantamento classifica como pequeno porte os municípios com até 50.000 habitantes; médio porte os de 50.000 a 200.000 habitantes; e grande porte os acima de 200.000 habitantes.

No quesito Educação, o resultado foi ainda melhor, pontuando o município com a 23ª posição do ranking no mesmo grupo avaliado. O resultado confirma a vocação progressista, não apenas na letra do hino municipal, mas também em ações que visam a melhor qualidade de vida de toda a população.

Dentre ações de destaque mais recentes estão a reforma de todas as praças de esportes, quadras e criação de novos espaços esportivos; construção com recursos próprios da ESF Parque Jardim (UBS tipo 2), modelo padrão do Ministério da Saúde e melhorias nas demais unidades; construção da Estação de Tratamento de Esgoto, tratando 100% dos resíduos e devolvendo água limpa ao Rio São João; desassoreamento parcial do Rio São João, uma demonstração de respeito ao patrimônio histórico da cidade e ao meio ambiente.

Ressalta-se também a nova sede da Prefeitura de Itaúna: melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento à população; melhorias em todas as escolas da rede municipal, dinamização dos serviços e finalização da Creche do bairro Cidade Nova; recuperação de vias e asfaltamento em principais pontos de ligação das zonas urbana e rural de Itaúna; inauguração do Centro de Oncologia, do Centro de Oftalmologia, modernização e ampliação do atendimento do CEMO Dr. Ovídio Nogueira Machado, repasses em dia ao Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves de Souza Moreira, dentre outros.

Para o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, “este resultado é a coroação do trabalho de uma equipe unida, compromissada, sem vaidade e que tem como objetivo único a prestação de serviço público que impactará de forma significativa a vida do cidadão itaunense. Mostra que soubemos contornar os desafios impostos pelos últimos anos e que estamos no caminho certo rumo a um desenvolvimento ainda maior para a cidade. Isto só nos deixa gratos e ainda mais motivados a trabalhar para que benefícios e méritos ainda maiores venham para o município. Nossa responsabilidade se torna ainda maior diante de resultados como este. Estamos trabalhando muito e novidades estão a caminho”, explica.