08 AGO 2022
Campanha de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa hoje
Objetivos são a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando surtos, hospitalizações, sequelas, reabilitação e possíveis óbitos.

O Ministério da Saúde inicia oficialmente nesta segunda-feira, 08/08, duas campanhas nacionais de vacinação, mobilizando mais de 40.000 postos em todo o país até 09/09. A de Poliomielite tem objetivo de alcançar cobertura vacinal igual ou superior a 95% na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade. Em relação a de Multivacinação, a expectativa é de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Ambas imunizações poderão ser feitas em qualquer unidade de saúde mediante apresentação do cartão de vacinas para conferência e atualização.

Além da campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes com quase 20 tipos de vacinas do PNI, a de Poliomielite contemplará o esquema básico no combate à doença, que preconiza três doses injetáveis (aos 2, 4 e 6 meses de vida, além de reforço com a vacina oral aos 15 meses e aos 4 anos), a campanha contemplará com a vacina oral todas as crianças com idade entre 1 a menores de 5 anos, independente do histórico vacinal, desde que já tenham recebido as 3 doses da vacina injetável contra a pólio. A expectativa do MS para esta faixa de público no país é de 14,3 milhões de pessoas. O Dia D da campanha será em 20/08 (sábado), das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde.