16 AGO 2022
Saúde Mental Humanizada
Dentre vários significados, a palavra ACOLHER se traduz como oferecer ou obter refúgio, proteção ou conforto físico; abrigar(-se), amparar(-se); dar ou receber hospitalidade; etc. E é justamente esta palavra um dos pontos chaves no tratamento a pessoas com algum tipo de sofrimento mental. Seja direcionado a pacientes ou aos familiares, o acolhimento é uma estratégia de atenção fundamental preconizada pelo MS para a identificação das necessidades assistenciais, alívio do sofrimento e planejamento de intervenções medicamentosas e terapêuticas, se e quando necessárias, conforme cada caso. Pessoas em situações de crise podem ser atendidos em qualquer serviço da Rede de Atenção Psicossocial, formada por várias unidades com finalidades distintas, de forma integral e gratuita, pela rede pública de saúde. Nas próximas mensagens (quinzenais) especificaremos os serviços e outras formas de ajuda. Isolamento não é a solução, acolhimento e tratamento sim!