Os Jogos Escolares de Itaúna – JEI 2022, foram abertos oficialmente em noite de festa, no Poliesportivo Alexandre Corradi Machado, que fica na Praça de Esportes JK, no Cerqueira Lima, nesta quarta-feira, 24 de agosto. O evento é a maior competição esportiva organizada pelas Secretarias de Esportes e Lazer e de Educação e envolve 30 instituições de ensino municipais e estaduais, e da rede particular.
O JEI tem como finalidade aumentar a participação da juventude estudantil itaunense em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. Crianças e jovens constroem valores e formam conceitos, por meio das atividades desportivas, promovendo benefícios à saúde física e psicológica, atendendo seu direito constitucional à prática de esportes.
O evento faz parte do calendário da Prefeitura e é voltado aos alunos da faixa etária entre 7 a 17 anos, distribuídos em 5 categorias (módulo Itaúna I, Módulo Itaúna II, Módulo I, módulo II e módulo III ). Serão disputados 271 jogos, em 13 modalidades: atletismo, basquete, dança, futebol society, futsal, handebol, natação, peteca, queimada, taekwondo, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
“É muito gratificante poder, voltar com a realização dos jogos escolares e ver a comunidade escolar engajada. E claro, temos aqui a oportunidade de revelar talentos, e levar esses alunos a um ponto de competição. Temos conseguido descobrir as habilidades dos jovens atletas, que passam a representar Itaúna e levar o nome da cidade a diferentes lugares. Esse é o objetivo dos Jogos Escolares”, enfatiza o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Nelson Júnior.
O Secretário Municipal de Educação, Weslei Lopes, manifestou que “os Jogos Escolares de Itaúna se tratam de um marcante momento de interação, de significativas vivências e descontração que ficarão guardadas na memória daqueles que participarão das atividades. Também agradeceu às crianças, famílias, direção, professores e toda a equipe de cada instituição escolar por incentivarem as crianças e adolescentes à prática de esportes e possibilitar-lhes a participação em um evento tão importante para nossos estudantes”.
O prefeito Neider Moreira reforçou a importância da competição, não só no sentido de levar os jovens à prática de esportes, mas também de contribuir para a socialização e a prática da cidadania. “Esses estudantes se dedicam para representar bem suas escolas, aprendem valores importantes para a vida, valorizam ainda mais as famílias. Temos que considerar que são o nosso futuro, portanto, precisamos estimulá-los. Quanto mais fizermos isso, mais conquistas teremos para a sociedade”, frisou.
Na disputa
Participam do JEI alunos das Escolas: Colégio Cenecista Educare de Itaúna; Colégio Cidade de Itaúna (Losango); Colégio Recanto do Espírito Santo; Colégio Sant’Ana; Dário Gonçalves de Souza – SESI Itaúna; Escola Estadual de Itaúna; Escola Estadual do Bairro São Geraldo; Escola Estadual Doutor José Gonçalves; Escola Estadual Leonardo Gonçalves Nogueira; Escola Estadual Professora Geralda Magela Leão de Melo; Escola Estadual Professora Gilka Drumond de Faria; Escola Estadual Santana; Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza; Escola Estadual Zezé Lima; Escola Municipal de Ensino Fundamental de Anos Iniciais; Escola Municipal Artur Contagem Vilaça; Escola Municipal Dolores Nogueira Penido; Escola Municipal Dona Cota; Escola Municipal Dona Dorica; Escola Municipal Dona Maria Augusta de Faria; Escola Municipal Doutor Lincoln Nogueira Machado; Escola Municipal Eduardo Gomes; Escola Municipal Ismael de Souza Arruda; Escola Municipal João Luís de Souza; Escola Municipal João Nogueira Penido; Escola Municipal José Antunes Ribeiro; Escola Municipal Modestino Francisco Rabelo; Escola Municipal Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira; Escola Municipal Souza Moreira e NAC – Curumim.