A Prefeitura de Itaúna, atualmente por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realiza desde 2006 ações com objetivo de fomentar o setor agropecuário e apoiar a agricultura familiar no município. Naquele primeiro ano da implantação deste serviço, foram cadastradas 85 famílias no Programa Produção de Alimentos. Neste ano de 2022, os números já alcançam 350 famílias atendidas.
Dentre os principais objetivos do Programa Produção de Alimentos estão: melhorar a produtividade das lavouras do município; aumentar o uso das técnicas de conservação de solo e água; melhorar a renda e a qualidade de vida do produtor rural e seus familiares; integrar este programa ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); dentre outros.
Os benefícios do Programa Produção de Alimentos são: análise de solo e interpretação dos resultados com orientações técnicas da EMATER/MG, de acordo com a cultura a ser cultivada; doação de calcário de acordo com a área e a cultura a ser plantada e em conformidade com as normas do programa; mecanização agrícola para os produtores cadastrados; doação de 3000 sacos de calcário (total de 150 toneladas); distribuição de 1200 kg de sementes de milho e 400 kg de sementes de feijão; também são oferecidas sementes de hortaliças durante todo o ano gratuitamente; etc.
O Serviço de Apoio Rural funciona na rua Godofredo Gonçalves, 505, no Centro. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone para mais informações é o 3249-9216.