21 NOV 2022
Prefeitura realiza replantio de árvores nativas na Avenida Raimundo Ribeiro dos Santos

A Prefeitura de Itaúna, por meio de suas secretarias de Regulação Urbana e Infraestrutura e Serviços, substituirá por árvores nativas (Ipês rosa, amarelo e branco), as mangueiras plantadas sem autorização no canteiro central da Avenida Raimundo Ribeiro dos Santos (Santanense/Residencial Santanense), .

Não bastasse isso, este excesso de frutos comprometerão a eficiência dos sistemas de drenagem pluvial causando sujeira e entupimento, ainda, a substituição se justifica pelo fato destes indivíduos serem de difícil manutenção, grande porte e incompatíveis com a localização. Serão retiradas 35 mangueiras e plantados 48 ipês.

Do ponto de vista urbanístico, o plantio de árvores floríferas contribui para a paisagem do local, criando um marco visual para a cidade. As características destes indivíduo (Ipês), são compatíveis para o tipo de aplicação requerido no local, visto que suas raízes são do tipo pivotante e não trazem riscos de danificar as estruturas como asfalto e meios-fios existentes.

A Prefeitura de Itaúna substituirá por árvores nativas (Ipês rosa, amarelo e branco), as mangueiras plantadas sem autorização no canteiro central da Avenida Raimundo Ribeiro dos Santos (Santanense/Residencial Santanense). A medida se faz necessária, considerando que as mangueiras existentes atualmente no local, ao atingirem sua fase adulta, trarão diversos problemas para a infraestrutura do local e para as pessoas que por lá transitam, haja vista seu sistema radicular ser mais superficial e o excesso de frutos produzidos espalhados ao longo da avenida, tornarão o piso escorregadio, causando riscos de acidentes.