13 DEZ 2022
Vistoria mostra Barragem de Itaúna segura e em estado de normalidade
Medição realizada na segunda, 12/12, mostra barragem com altura de 12,71 metros, quase 10 metros abaixo de sua altura máxima

Com a possível intensificação das chuvas nos próximos dias conforme divulgou o INMET, a Defesa Civil de Itaúna realizou na segunda-feira, 12/12, mais uma vistoria rotineira na Barragem do Benfica. Segundo a medição realizada, a barragem está no momento com 12,71 metros de altura, resultado que permite concluir que o local está em condições de segurança e normalidade (altura máxima da barragem é 21,30 metros). Todos os pontos de risco estão sendo monitorados na cidade pela DC e parceiros. Intervenções já foram realizadas ao longo do ano com objetivo de eliminar os sinistros registrados no início de 2022. Os telefones da Defesa Civil municipal são o 199, o (37) 3241-8158 e o (37) 9-8401-8973.

No dia 18/10 deste ano, a empresa Enemax - Engenharia e Consultoria realizou a ISR - Inspeção de Segurança Regular das Barragens do Benfica e Dr. Augusto. O objetivo da ISR é avaliar as condições de segurança de uma barragem, mediante a execução de inspeção técnica de segurança, sempre considerando os aspectos operacionais, de manutenção e monitoramento que afetem potencialmente a integridade física, a eficiência e a longevidade da barragem. Na inspeção, as barragens de Itaúna foram classificadas em estado de normalidade, não oferecendo nenhum tipo de risco conforme os critérios da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica.