30 DEZ 2022
Prefeitura realizou tombamentos e registros de patrimônios históricos e culturais
Somente em 2022 foram realizados 8 novos tombamentos e 3 novos registros na cidade. Somados aos demais, de outros anos, total chega a 27 registros

O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional) define tombamento como “o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural”, podendo ser realizado pelas três esferas de governo. O termo tombamento é associado com maior frequência às estruturas físicas, cujo acesso ocorre a qualquer tempo, enquanto os bens classificados como registrados, que também são tombados, porém, imateriais, ocorre em periodicidade estipulada. Seja uma denominação ou outra, o importante mesmo é a preservação de elementos que contam sobre a identidade de um povo.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou em 2022 o tombamento de oito bens e o registro de outros três bens. Foram tombados: Fachada da Escola Municipal Dr. Augusto Gonçalves, Escola Estadual de Itaúna, Monumento Dr. Augusto Gonçalves (escorregador), Fachada e Varanda da Residência Saldanha (rua Silva Jardim), Residência Rodrigues Prado, Residência João de Cerqueira Lima, Fachada da Clínica de Olhos Dr. Argos Penido e Igreja Matriz de Sant’Ana. Foram registrados: Festa de Sant’Ana de Itaúna (modo de fazer), História do Carnaval de Itaúna (modo de fazer) e Folia de Reis de Itaúna (modo de fazer).

Já foram tombados em outros anos: Casa do Engenheiro, Casarão Dr. Augusto Gonçalves, Conjunto Arquitetônico Morro do Rosário, Gruta Nossa Senhora de Itaúna, Imagem Nossa Senhora de Itaúna, Imagem Nossa Senhora de Sant’Ana, Locomotiva Maria Fumaça, Estação de Santanense, Capela Nosso Senhor do Bonfim, Imóvel rua Zezé Lima, 176 (atual Biblioteca Publica Municipal Engenheiro Osmario Soares Nogueira), Museu Municipal Francisco Manoel Franco, Fachada e Ruínas da Antiga Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira e Monumento dos Fundadores da CIA Industrial Itaunense.

Já foram registrados em outros anos: História do Teatro em Itaúna (modo de fazer), Tapete de Corpus Christi de Itaúna (modo de fazer) e Celebração do Reinado de Nossa Senhora do Rosário de Itaúna (celebração). De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Ilimane Lopes (Joe), “nossa equipe de Patrimônio Cultural não tem medido esforços para que nossos bens sejam preservados. Tanto nós, as futuras gerações ou aqueles que nos visitam precisam ter ciência da belíssima história do nosso município. Sem passado e presente é quase impossível vislumbrarmos um futuro promissor”, conclui.