06 FEV 2023
Prefeitura realiza entrega do Centro Comunitário “Derci Moreira Drumond”

Na manhã desse sábado, 4 de fevereiro, a Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços, realizou a entrega do Centro Comunitário “Derci Moreira Drumond” . O valor total da obra foi de R$ 23.424,88 .

A revitalização contou com reparos no telhado; Troca de ripas e telhas; Reparos das trincas nas paredes; Instalação de bancada e tanque; Reforma no banheiro masculino e feminino (instalação de vaso sanitário, instalação de pias); Reparos nas janelas, instalação de vidros; Execução da cozinha na parte do fundo, com forro PVC no teto; Execução de pavimentação poliédrica na frente do Centro Comunitário; Execução e instalação de toda a parte elétrica e pintura na área externa e interna.

Sobre o homenageado

Derci Moreira Drumond integra a galeria de cidadãos e cidadãs que, por seus gestos, colocou-se entre os benfeitores de Itaúna. Nascido no município em 31 de outubro de 1924, era filho de Custódio Gomes Moreira e Zenita Moreira Drumond. Do casamento com Leopoldina Arruda Moreira, Derci teve os filhos Rafael, Ana Maria, Rogério José, Vera Lúcia, Joaquim Custódio, Maria do Carmo e Darci Ângela, com os quais constituiu uma família numerosa hoje presente em vários segmentos da sociedade itaunense. Derci residiu durante toda a via em Itaúna, onde atuou como produtor rural no distrito de São José de Pedras.

Na comunidade, junto a familiares e amigos, tornou-se uma referência importante. Em 1946, enquanto produtor de leite e grãos, esteve entre os apoiadores da fundação da antiga Cooperativa de Produtores Rurais de Itaúna. No final dos anos 1980, atento às necessidades do município, Derci doou o terreno onde foi feita a construção da casa de máquinas agrícolas que atendia com beneficiamento de grãos produtores rurais do município e da região.

O imóvel, inaugurado em 1988, durante a gestão do prefeito Francisco Ramalho, está sendo desativado para dar lugar à sede do centro comunitário de São José de Pedras. A atividade de benfeitor exercida por Derci não se limitou ao incentivo dado ao agronegócio. Com o mesmo desprendimento, ele fez a doação do terreno para a construção do campo de futebol de São José de Pedras, contribuindo para o lazer e a prática esportiva na comunidade. Dentre as atividades do agronegócio e sua atuação comunitária, Derci viveu mais de 90 anos como um cidadão que procurou honrar São José de Pedras e Itaúna com seu esforço e seu exemplo. Faleceu em 14 de março de 2016.