06 FEV 2023
Ponte do bairro itaunense foi entregue a população em solenidade realizada nessa sexta-feira, 3 de fevereiro

As intensas chuvas que ocorreram na cidade em janeiro de 2022, ocasionou a quebra do pegão na montante ocorrendo assim a queda da ponte que liga o bairro Itaunense a vários bairros como Três Marias, Murilo Gonçalves, São Bento, além de comunidades rurais, impedindo assim o acesso.

Desde o triste ocorrido a Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços realizou um árduo trabalho para que pudesse entregar à população uma obra moderna e mais estruturada. O Valor total da obra foi de R$1.883.662,77 – Contrato com o consórcio CISPARÁ.

“A reconstrução da ponte do bairro Itaunense significa muito para a população. Ela faz ligação com vários bairros próximos e comunidades rurais. A retomada de um corredor totalmente moderno, com a construção de galeria de aduelas aumentando a capacidade de vazão de 21.000 l/s para 36.000 l/s. Muito mais garantia e reforço estrutural permitindo que toda a comunidade usufrua. Uma obra importantíssima e fico feliz de ver uma estrutura moderna como essa sendo entregue aos munícipes”, reforça o prefeito Neider Moreira de Faria.

Para a reconstrução foi necessário a demolição da antiga ponte que se encontrava comprometida, expansão na largura do ribeirão montante e na jusante, construção da nova passagem, bate-estaca com fundação em enrocamento de pedras e montagem da ferragem em galerias celulares fundidas in loco. Aumento na vazão (de 21.000 l/s para 36.000 l/s).

Além disso foi realizada a melhoria na captação pluvial com sarjetas e bueiros no local, instalação de iluminação de led sobre a ponte, passeio com guarda-corpo na lateral. Pavimentação asfáltica sobre a ponte eliminando o impacto dos carros que existia na antiga.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Neider Moreira, a vice-prefeita Glaúcia Santiago, a deputada estadual Lohanna França, o secretário de esportes e lazer, Nelson Júnior, secretário de administração, Dalton Nogueira, secretário de planejamento e governo Lucimar Nunes, chefe de gabinete Fares José Neto, secretário de infraestrutura Rosse Andrade a diretora-geral do saae Alaiza Andrade.