27 FEV 2023
Brasil está perdendo referência mundial em vacinação
Campanhas contra diversas doenças ocorrem o ano todo nas unidades de saúde. Números preocupam autoridades

De referência mundial à queda sem precedentes de imunização, o Brasil registrou números abaixo do recomendado pelos órgãos de saúde nos últimos anos. E isso em praticamente todas as faixas etárias. Entre janeiro e novembro de 2022, por exemplo, uma em cada três crianças atendidas na atenção básica estava com a vacinação em atraso. Tal deficiência se explica, muitas vezes, pela falta de acesso aos imunizantes, por desinformação sobre a importância das doses ou até como reflexo da pandemia, dentre outros fatores.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 1973 e em funcionamento até hoje, oferece gratuitamente mais de 30 vacinas (17 para crianças; 7 para adolescentes; 5 para adultos e idosos; 3 para gestantes, etc) ao povo brasileiro. Dentre estas se destacam poliomelite, Rotavírus, Pentavalente, Pneumonia, Meningite, Tríplica Viral D1, Hepatites A e B, Tuberculose. A maioria delas está abaixo dos 95% recomendados pelo MS desde 2016. Portanto, procure uma ESF mais próxima, leve seu cartão para conferência/atualização. e previna-se.