20 MAR 2023
Projeto de Apoio ao Atleta amplia sua abrangência e passa a contemplar 3 categorias de atletas em 2023
Programa mantido pela Prefeitura de Itaúna valorizando e incentivando os atletas itaunenses

O Projeto de Apoio ao Atleta, uma iniciativa da Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, tem como objetivo fomentar o esporte itaunense com repasse de recursos financeiros aos atletas do município, viabilizando a participação dos mesmos em competições de qualquer modalidade esportiva em nível regional, estadual, nacional e internacional.

A partir deste ano, o projeto amplia sua abrangência e passa a contemplar 3 categorias de atletas,
"Atletas em Formação" - destinada para os atletas menores de 18 anos, que participarão de competições esportivas obrigatoriamente previstas no Calendário Oficial da Federação e/ou Confederação da modalidade. "Atletas Amadores" - destinada a todos os atletas que participarão de quaisquer competições esportivas e que possuam pontuação mínima de 100 (cem) pontos em seu currículo esportivo. "Atletas de Rendimento" - destinada a todos os atletas que possuam pontuação mínima de 600 (seiscentos) pontos em seu currículo esportivo e que participarão de competições esportivas obrigatoriamente previstas no Calendário Oficial da Federação e/ou Confederação da modalidade.

De 2015 a 2022 já foram distribuídos R$ 301.350,00 (trezentos e um mil, trezentos e cinquenta reais), ao contemplar 272 (duzentas e setenta e duas) solicitações de apoio, em 14 (catorze) modalidades esportivas, sendo: Atletismo - Corrida; Automobilismo (Kart); Bicicross / BMX; Corrida de Aventura; Jiu-Jitsu; Mountain Bike XCO; PCD - Atletismo - Corrida; PCD - Futebol de Amputados.; PCD - Natação; Peteca; Taekwondo; Tênis; Triathlon e Xadrez.

O atleta interessado deve protocolar sua solicitação de apoio financeiro com a antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias e máxima de 180 (cento e oitenta) dias para o início do evento pretendido. Podem solicitar o apoio os atletas praticantes de qualquer modalidade esportiva, que residam no município de Itaúna. Cada atleta poderá protocolar uma única solicitação de apoio financeiro para cada Reunião Contemplativa.

Todas as solicitações protocoladas são encaminhadas ao Conselho Municipal de Esportes de Itaúna. Após a análise do cumprimento do prazo, da documentação apresentada e da contabilização da pontuação, os atletas itaunenses aptos à contemplação, são classificados pela pontuação obtida, de forma decrescente (ou seja, da maior para a menor pontuação) e o valor disponível para a referida reunião é distribuído.

Os Valores do Auxílio observam a localização do evento pretendido, eventos localizados na Microrregião (distante até 50 km do Município de Itaúna) o valor do Auxílio R$ 100,00 (cem reais), na Região Centro-Oeste e Grande BH o valor do Auxílio R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais),
nas Demais Regiões do Estado de Minas Gerais o valor do Auxílio R$ 700,00 (setecentos reais), em Outros Estados - R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) e em Outros Países - R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais).

Em 2023, serão distribuídos R$90.000,00 (noventa mil reais), em 5 (cinco) Reuniões Contemplativas, 12 de abril, 10 de maio, 12 de julho, 27 de setembro e 8 de novembro, ou seja, R$18.000,00 (dezoito mil reais) a cada reunião, sendo:"Atletas em Formação" - R$ 4.000,00 (quatro mil reais), "Atletas Amadores" - R$ 6.000,00 (seis mil reais) e
"Atletas de Rendimento" - R$ 8.000,00 (oito mil reais).

Mais informações pelo telefone (37) 3249-9731 ou na Secretaria de Esportes localizada na Av. Dona Cota, 397, Centro.