Consulta de andamento em tempo real garantirá mais transparência e eficiência nos processos
A digitalização ou informatização dos serviços públicos é um processo imprescindível para proporcionar uma prestação de serviços de maneira mais célere e eficiente. É nesse sentido que a Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, realizou nessa sexta-feira, 15 de setembro, a última etapa de desenvolvimento do protótipo do sistema de protocolo eletrônico para aprovação de projetos e edificações. Nesta fase serão realizados os testes externos com usuários reais. Os profissionais presentes tiveram a oportunidade de se cadastrar para esses testes finais.
Segundo o Prefeito Neider Moreira, a administração empreende um novo e importante passo rumo ao ganho de eficiência. “O protocolo eletrônico é um sonho que toma forma na busca pela excelência administrativa. Tenho certeza que o sistema vai revolucionar e otimizar as práticas administrativas. A informatização dos processos de trabalho é um grande avanço. Procuramos estar sempre à frente das boas práticas de gestão.”; enfatizou .
O desenvolvimento de projetos nessa área permitirão as gestões atuais a construção de um legado, rompendo completamente com os sistemas arcaicos que atualmente são a realidade em tantos municípios.
“A vida dos requerentes hoje é dominada pela tecnologia, então seria um contrassenso governar num mundo assim sem a modernização das ferramentas necessárias para uma gestão eficaz. Com a implantação da plataforma, é esperada uma significativa redução dos custos financeiros e ambientais associados ao processo físico o qual engloba uma quantidade significativa de matéria prima, além de sistemas operacionais relacionados à entrega e ao armazenamento de documentos e processos, e claro, facilitar para os usuários. Trata-se de um processo sem volta, pois temos que abusar das ferramentas digitais as quais temos acesso a todo momento.”; comenta o Secretário Municipal de Regulação Urbana, Thiago Araújo Nogueira.