Em reunião na manhã desta quinta-feira, 22/05, o prefeito de Itaúna, Gustavo Mitre, e o secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo, ouvindo a demanda trazida pelos vereadores, chegaram a um acordo sobre o sistema de marcação de consultas médicas nos PSF’s da cidade. Ficou decidido que, a partir de 1º de julho, o sistema de agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) voltará a funcionar conforme o modelo antigo.
A mudança, prevista para iniciar em julho, não prejudicará pacientes que possuem consultas agendadas entre 22 de maio e 1º de julho de 2025, que terão seus atendimentos mantidos normalmente, conforme o agendamento previamente realizado. Neste período, de 22/05 a 1º/07, atendimentos de demandas agudas continuarão normalmente, por meio de triagem médica, das 7h às 8h, das 13h às 14h e, nas unidades que possuem o programa Saúde na Hora, das 19h às 20h.
Dessa forma, a partir de 1º de julho, os atendimentos voltarão a ser realizados por meio da retirada de fichas presenciais, por ordem de chegada, permitindo ao paciente consultar no mesmo dia. Devido à mudança, não haverá novos agendamentos de consultas a partir da data de hoje, 22/05.
Estiveram presentes na reunião desta quinta-feira os vereadores Léo Alves da Rádio, Márcia Cristina, Carol Faria, Guilherme Rocha, Aristides Ribeiro, Israel Lúcio, Gustavo Barbosa, Beto do Bandinho, Giordane Alberto e Wenderson Arlei (alguns dos vereadores ausentes enviaram representantes).