A Prefeitura de Itaúna oficializou, nesta sexta-feira (18), a contratação da nova empresa responsável pelo transporte coletivo urbano do município. O contrato foi assinado com a Viação Pedra Negra LTDA, que assumirá a concessão para a operação dos serviços, anteriormente sob responsabilidade da empresa ViaSul.
A reunião foi realizada na sede do Poder Executivo e contou com a presença do prefeito Gustavo Mitre; do vice-prefeito Hidelbrando Neto, que também é secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; e do diretor da nova empresa, Leandro Márcio. A medida representa um passo decisivo para a reestruturação do sistema de transporte coletivo da cidade, com foco na qualidade do serviço, modernização da frota e mais dignidade aos usuários.
O ato contou ainda com a presença da mesa diretora da Câmara, nas pessoas do Presidente Antônio de Mirando, o Vice Presidente Gustavo Dornas, e a vereadora e secretária Marcia Cristina, além disso, os vereadores: Antônio Da Lua, Kaio Guimarães, , Beto do Bandinho, Léo Alves, Wenderson Arlei, Giordane Alberto, e Israel Lúcio; também estiveram presentes. Os secretários municipais Gláucia Santiago (Desenvolvimento Social), Pedro Almeida (Esportes e Lazer), Alan Rodrigo (Saúde), Renato Bechelaine (Administração), Nilzon Borges (SAAE), Gilberto Emanuel (Desenvolvimento Econômico), Helton José (Instituto de Planejamento Municipal – IMP), Léo Tavares (Chefia de Gabinete), Regina Célia (Educação), João Paulo (Controladoria), Cel. Alexandre (Segurança Pública) e Marcos Júnior (Planejamento e Governo) também acompanharam o momento junto aos veículos de imprensa da cidade e demais servidores.
O pontapé inicial se deu com o protocolo de intenções apresentado pela nova empresa em junho. Após isso, a gestão municipal, junto à equipe técnica e à Comissão de Transportes da Câmara, avaliou os termos e elaborou um projeto de lei específico que permitiu a formalização da transferência contratual da ViaSul para a Pedra Negra. Ainda em junho deste ano, o prefeito esteve pessoalmente na Câmara de Vereadores protocolando o projeto para apreciação dos edis. Projeto este que, após ser aprovado por unanimidade, resultou hoje, 18 de julho, na assinatura oficial do novo contrato.
O início oficial da operação da Viação Pedra Negra em Itaúna está previsto para o final de setembro. Até lá, será conduzido um processo de transição assistida, com acompanhamento técnico da Prefeitura e diálogo com os usuários.
Para o prefeito Gustavo Mitre, trata-se de uma conquista importante para o município. “Após longas análises, constatamos que essa proposta representa um grande benefício. A nova empresa trará ônibus novos, estrutura moderna e um atendimento muito melhor para a população, mantendo o valor atual da passagem. É um avanço necessário e esperado”, destacou.