A Prefeitura de Itaúna foi destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes, cuja cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (14), na sede CDL/BH em Belo Horizonte. O município ficou entre as três melhores cidades de Minas Gerais com mais de 100 mil habitantes, nos pilares de Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, sendo reconhecido pelas boas práticas de gestão pública.
No pilar de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, as cidades no pódio foram Poços de Caldas , Pará de Minas e Itaúna. Já em Sustentabilidade, as cidades ganhadoras foram Araxá, Itaúna e Muriaé, evidenciando o compromisso dos municípios com políticas ambientais, inovação e eficiência na gestão.
Promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, o prêmio tem como objetivo incentivar a eficiência na administração pública, valorizar gestões inovadoras e promover o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros.
A avaliação é baseada no IGMA – Índice de Gestão Municipal Áquila, metodologia que utiliza inteligência artificial para analisar indicadores públicos oficiais, como dados fiscais, sociais, ambientais e de governança. Nesta edição, foram avaliados 853 municípios mineiros, com base em dados públicos e verificáveis.
O prefeito Gustavo Mitre comemorou o resultado e destacou o avanço da cidade.
“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho sério, planejado e coletivo. Itaúna tem avançado de forma expressiva em infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade, sempre com foco em oferecer mais qualidade de vida à nossa população”, afirmou.
Entre os destaques que contribuíram para a conquista estão os investimentos em pavimentação e modernização viária, melhorias na iluminação pública, além de ações de arborização, e educação ambiental.