Na noite de ontem, quinta-feira, dia 4 de novembro, foi realizada uma reunião para apresentação das propostas referentes ao novo contrato de gestão do Pronto-Socorro, destinada ao Conselho Curador do Hospital Manoel Gonçalves. O secretário municipal de Saúde, Alan Rodrigo, conduziu a apresentação, detalhando aos conselheiros o funcionamento da rede municipal de saúde e quais são, de fato, as responsabilidades do município na prestação dos serviços de urgência e emergência.
Durante a apresentação, o secretário também explicou que ambas as propostas elaboradas pela gestão municipal têm como objetivo, além de contribuir com o fortalecimento financeiro do Hospital Manoel Gonçalves, melhorar a qualidade do atendimento prestado no Pronto-Socorro Municipal, garantindo condições mais adequadas aos pacientes e profissionais.
Foi apresentado ainda as motivações que levaram à elaboração de um novo contrato de gestão, destacando que o modelo proposto traz avanços significativos, incluindo indicadores de desempenho que permitirão avaliar com mais transparência e eficiência a qualidade do atendimento prestado.
Entre as propostas apresentadas, uma delas prevê que o município assuma a gestão do serviço. As duas alternativas foram formalizadas ao Conselho e, após a apresentação, o Conselho Curador definiu que sua comissão deliberativa analisará os modelos e emitirá um posicionamento sobre qual será adotado para a gestão do Pronto-Socorro Municipal.
Por fim, destaca-se que, além dos membros do Conselho Curador, esteve presente na reunião o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Mariano, reforçando a importância da participação do controle social na avaliação das propostas apresentadas.