30 ABR 2019
"Dia D" da vacinação contra gripe está marcado para o próximo sábado (4)

Unidades de saúde ficarão abertas das 8 h às 16 horas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá “Dia D” em Itaúna, no próximo sábado, 04 de maio. Todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionarão das 8h às 16 horas, para ampliar o acesso à prevenção. A vacinação contra a Gripe teve início no dia 10 de abril. A mobilização segue até 31 de maio, em todas as unidades de saúde da área urbana.

O público-alvo é composto por crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; povos indígenas; policial militar, civil e bombeiros na ativa; indivíduos com 60 anos ou mais (apresentando documentos que comprove a idade); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de professores das escolas públicas e privadas; grupo de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde).

Zona Rural

Para as comunidades da zona rural, a Saúde elaborou um cronograma especial. A vacinação teve início na quinta-feira, 11 de abril, e vai até quarta-feira, 22 de maio, garantindo o acesso dos moradores dos povoados e distritos às doses.

Capacitação

No início de abril, profissionais da área da saúde que integram as equipes da Atenção Primária em Itaúna, com atuação junto às diversas comunidades, participaram de capacitação no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação fez parte das estratégias para reforçar o combate à gripe na cidade, com o treinamento dos profissionais para a orientação e conscientização das famílias sobre a importância da vacina.