06 DEZ 2018
Praça da Lagoinha ganha revitalização completa com o programa Adote o Verde

Prefeitura de Itaúna e Escola de Idiomas Number One entregam apresentam resultado das obras à comunidade

A parceria entre o poder público e a iniciativa privada garantiu a transformação da Praça Francisco Marques, a Lagoinha. O espaço, num dos pontos mais tradicionais de Itaúna, ganhou completa revitalização, viabilizada pelo programa Adote o Verde, regulamentado pela atual administração, com foco na manutenção das áreas de lazer e convivência da cidade. A Escola de Idiomas Number One foi a primeira a aderir à proposta e realizou as obras, com o acompanhamento da equipe técnica da Secretaria Municipal de Regulação Urbana.

O resultado das intervenções foi apresentado nesta quarta-feira, 05 de dezembro. A solenidade colocou em destaque o conceito de responsabilidade social e a união de esforços em prol do bem comum. Um dos mais antigos moradores da região, o aposentado Albaniz Lício Guimarães, participou da cerimônia e destacou os benefícios das medidas implementadas. “Vivo aqui há quase 50 anos e posso dizer que a população ficou muito agradecida, pois a reforma dará mais condições para uso dessa importante praça, que faz parte da história do município”, falou.

Ao discursar, o diretor da Number One, Nilson Teles, contou que o projeto executado seguiu todas as diretrizes do Adote o Verde. Ele lembrou que a instituição de ensino cuida do local desde 1996. “Agora, por meio da instituição do programa, Itaúna ganha uma nova praça, com um conceito diferenciado de uso pela comunidade, seja no dia a dia ou em pequenas feiras e exposições artísticas. Eu, minha família e equipe estamos muito satisfeitos e orgulhosos por entregar essas benfeitorias”, afirmou o empresário e professor.

A gerente de Meio Ambiente, Aline Moura, ressaltou a importância do envolvimento de toda a sociedade na manutenção dos espaços públicos. “A proposta do Adote o Verde é promover melhorias na qualidade de vida da comunidade. Fico muito feliz de ver este lugar revitalizado e agradeço muito à dedicação de todos os profissionais da Regulação Urbana e dos parceiros, além do fundamental apoio do Executivo nesta empreitada”, destacou.

O prefeito Neider Moreira salientou que parcerias como essa contribuem para a construção de uma cidade melhor, elogiando a adesão da Escola de Idiomas Number One ao Adote o Verde. “Precisamos pensar grande e atitudes assim fazem a diferença para as pessoas que vivem no município. O compromisso da administração é fazer com que Itaúna avance, estamos empenhados nisso, com obras e projetos essenciais em andamento, pelo crescimento e desenvolvimento”, finalizou.

Benfeitorias

O projeto de revitalização da Praça Francisco Marques, a Lagoinha, incluiu a implantação de calçada para pedestre; substituição de bancos, lixeiras e postes de iluminação; instalação de pisos intertravados e plantio de grama amendoim. As obras garantiram ainda condições de acessibilidade para pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. O Município deu suporte às intervenções.

Parceria

Idealizado pela Gerência de Proteção ao Meio Ambiente, órgão da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, o programa Adote o Verde tem como foco as praças, parques, canteiros e jardins da cidade. A proposta é envolver a sociedade, a partir da adesão de pessoas físicas e jurídicas, nas ações executadas pelo atual governo com o objetivo de ampliar os cuidados com os recursos naturais e o patrimônio. O projeto foi criado com o objetivo de viabilizar melhores condições aos frequentadores dos espaços e, consequentemente, melhorias na qualidade de vida da população.

Em contrapartida aos investimentos em reforma ou manutenção das áreas adotadas, é concedida permissão para afixação de placas de publicidade e propaganda nos locais, conforme aprovação da Gerência de Projetos e Arquitetura. Além da Praça da Lagoinha, já existem outros locais que receberão as benfeitorias, por meio da parceria entre Prefeitura e empresas, com ações a serem executadas na sequência. Mais informações sobre as condições para aderir ao projeto podem ser obtidas pelo telefone 3241.1212 (ramais 317, 336 e 357).