Informações falsas veiculadas no aplicativo WhatsApp prejudicam trabalho de eliminação dos focos do mosquito da Dengue
Um boato que periodicamente ganha força nas redes sociais da internet e grupos no aplicativo WhatsApp voltou a circular, nesta quinta-feira, 25 de outubro, em Itaúna. A falsa notícia trata de suposto roubo de coletes, crachás e bolsas dos Agentes de Combate a Endemias – ACE – que atuam em residências e estabelecimentos comerciais, na eliminação dos focos do Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças.
A informação, que não procede, tenta alarmar a população, ao afirmar que os uniformes e equipamentos serão utilizados por ladrões para garantia de entrada nos imóveis. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que nenhuma ocorrência foi registrada nesse sentido e salienta que veiculações do tipo podem prejudicar o trabalho desenvolvido com muita dedicação para evitar a proliferação das enfermidades provocadas pelo inseto.
A pasta informa ainda que as ações foram intensificadas, devido ao período chuvoso, propício ao surgimento das larvas e pede apoio da população na luta contra o mosquito. “Se cada um fizer a sua parte, tirar pelo menos dez minutos para vistoriar as casas e quintais, ajudando a eliminar os focos, além de permitir que os agentes cumpram as suas funções, continuaremos com os baixos índices de contaminação”, comenta a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso.