Município segue em campanha para conscientizar pais e mães sobre a importância da imunização
O “Dia D” da vacinação contra o sarampo e a poliomielite foi no sábado, 18. Mas, a campanha só terminará em 31 de agosto. As doses continuam disponíveis em todas as unidades de saúde que, para ampliar o acesso à prevenção, funcionam, ao longo deste mês, até 19 horas. A medida tem a proposta de facilitar a vida dos pais e mães que não têm tempo para levar os filhos durante o dia, no horário comercial, devido aos compromissos de trabalho.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso, todas as crianças na faixa etária entre um e cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) precisam ser imunizadas. “No caso daquelas que já tomaram, funcionará como um reforço. É essencial, pois, é a única forma de proteção a doenças graves, como a pólio, que causa a paralisia infantil. A vacina contra o sarampo é tríplice viral e previne ainda a caxumba e a rubéola. Então, a população deve ficar atenta”, salienta a gestora.
A mobilização começou no dia 06, abrangendo ainda a zona rural, com busca ativa e um cronograma especial de atendimento. A expectativa do Setor de Epidemiologia é de alcançar quatro mil meninos e meninas em toda a cidade. Com as estratégias adotadas, o Município atingiu, até o momento, a cobertura de 57,2%, índice abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. “Continuaremos com as ações para intensificar a conscientização das famílias, pois, pretendemos atingir a totalidade do público-alvo”, comenta Maria Izabel.