24 AGO 2018
Itaúna debate desafios da Educação no 7º Fórum Nacional Extraordinário da Undime

Gestora da rede municipal de ensino representa 23 cidades como delegada, vice-presidente regional e primeira conselheira fiscal de Minas Gerais

Realizado entre os dias 14 e 17 de agosto, o 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (FNEX) reforçou o debate de temas de extrema importância no cenário nacional, como o direito e garantia do acesso ao ensino, a permanência das crianças e adolescentes na escola e a qualidade dos serviços ofertados. Também estiveram em pauta assuntos ligados à ampliação da oferta de vagas e implementação de políticas educacionais no país.

A secretária municipal de Educação e Cultura de Itaúna, Alessandra Nogueira Santos Araújo, representou no congresso as demandas da cidade e de mais 22 localidades, como delegada, vice-presidente regional e primeira conselheira fiscal de Minas Gerais, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Durante o seminário, a gestora se reuniu com o ministro responsável pela área, Rossieli Soares, e solicitou a ele atenção especial aos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os atrasos das transferências constitucionais, principalmente a partir de 2017, têm prejudicado a maioria das prefeituras mineiras, que precisaram aplicar recursos próprios nos últimos meses para cumprir os compromissos com os trabalhadores.

O encontro promovido pela Undime tem como objetivo a união de esforços, em busca de melhorias para o setor. Articulação, integração e parcerias são as palavras de ordem dos educadores envolvidos nas discussões. “O trabalho da entidade, com a participação de todos os integrantes, é essencial para as conquistas no segmento. E, a nossa atuação tem esse propósito, contribuir, de forma efetiva, para que sejam implementadas as mudanças necessárias, por mais melhorias a cada dia”, comentou Alessandra Nogueira.