28 AGO 2018
Itaúna fecha julho com saldo positivo na geração de empregos

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo reforça estratégias para incentivar instalação de empresas e aumentar as oportunidades no mercado de trabalho

Investimentos feitos em Itaúna nos últimos meses estão, aos poucos, mudando a realidade da cidade em relação à geração de emprego e renda. Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), liberados pelo Ministério do Trabalho e referentes a julho, comprovam isso. O município fechou o período com 237 contratações. A construção civil lidera o ranking, com a abertura de 129 oportunidades, seguida da indústria de transformação, com 85, e o comércio, 41. Em 2018, até o momento, o saldo é positivo em 494 postos.

Desde o início de 2017, a atual administração faz articulações importantes, no sentido de fomentar a economia. Entre as medidas adotadas pelo governo e que têm contribuído para os resultados positivos, está a reativação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O setor tem o papel essencial de incentivar a chegada de novas empresas, além da implementação de processos que facilitem o empreendedorismo.

“Estamos focados em criar condições para melhorias da qualidade de vida da população itaunense. E, em breve, teremos muito mais a comemorar, pois, a cada dia, percebemos os reflexos dessas ações e o quanto são fundamentais para a cidade”, comentou o gestor da pasta, Diógenes Vilela.

O prefeito Neider Moreira também comemorou os resultados. “O objetivo é realizar um trabalho contínuo. As ações são desenvolvidas de forma segura, com o estreitamento das relações entre a Prefeitura e as entidades empresariais, conversando e sempre procurando criar o melhor ambiente possível para que Itaúna possa se desenvolver rapidamente”, declarou o chefe do Executivo.

Destaque estadual em 2017

Em 2017, Itaúna foi quarta cidade de Minas Gerais que mais criou oportunidades de trabalho. O município só não teve o desempenho melhor que cidades de grande porte como Uberlândia (1º) e Patos de Minas (2º), além de Comendador Gomes (3º), no Triângulo Mineiro, que, na época, recebeu um grande empreendimento público na área da construção civil, aumentando significativamente as contratações de mão de obra.

Conforme o balanço oficial do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram admitidos 1.009 trabalhadores no Município, todos com carteira assinada. A quantidade de vagas ocupadas ganhou destaque na região Centro-Oeste. Na mesorregião, Itaúna foi a que mais gerou emprego ficando à frente de Cláudio, com saldo de 552 contratações formais, e Divinópolis, em terceiro lugar, com 501 ocupações. Nova Serrana, que mantinha a liderança no estado em relação à criação de postos, fechou em quarto, com 225.

Agência do SINE

Em Itaúna, a agência do Sistema Nacional de Emprego – SINE - é responsável por auxiliar trabalhador e empregador no encaminhamento para o preenchimento de postos. A unidade também é responsável por emissão de Carteira de Trabalho, intermediação de mão de obra e auxílio para requerimento do Seguro Desemprego. Além disso, são oferecidos cursos e feita a captação de vagas por meio de programa de busca ativa.

O horário de atendimento do Sine é das 07h às 16h, sem interrupção na hora do almoço. O endereço é rua Péricles Gomide, 166, Centro. Mais informações pelo telefone 3241.3366.