08 AGO 2018
Prefeitura beneficia 300 famílias com Programa de Produção de Alimentos

Iniciativa, desenvolvida em parceria com a Emater, garante distribuição de 150 toneladas de calcário a mais 85 produtores rurais

A administração de Itaúna e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) têm atuado juntas para incentivar o trabalho do homem do campo. A parceria deu certo, uma vez que o Programa de Produção de Alimentos, executado pela Prefeitura, com suporte do órgão, já contempla quase 300 famílias na cidade. E, na noite desta terça-feira (7) a iniciativa alcançou mais 85 pequenos produtores com a doação de calcário. Foram disponibilizados 150 mil quilos do composto, essencial para a correção do solo e, consequentemente, melhores resultados na colheira.

Durante a entrega do material, o prefeito Neider Moreira salientou a importância do estímulo à agricultura familiar.

“É uma questão fundamental e pretendemos fortalecer cada vez mais o setor, que é essencial para toda a sociedade. Nesse sentido, além do projeto desenvolvido junto da Emater, que permite a destinação de insumos e sementes, há várias ações em andamento. Os veículos e maquinário adquiridos recentemente garantirão celeridade às obras nas estradas, facilitando o escoamento dos gêneros alimentícios; em breve colocaremos em funcionamento o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, agilizando os trâmites para a comercialização dos produtos”, afirmou o chefe do Executivo.

Um dos beneficiários, Geraldo Faria de Oliveira, comentou que antes da implementação do Programa de Produção de Alimentos era muito difícil para o homem do campo conseguir as condições ideais para o plantio. “Ficava muito caro. Tínhamos que comprar o calcário, custear o transporte. Hoje a realidade é outra. O atendimento da Emater, os itens doados pela Prefeitura fazem toda a diferença. Temos muito a agradecer, pois, todos nós somos privilegiados”, comentou.

Em meados de outubro, os cadastrados receberão sementes de feijão e milho. Eles contam ainda com orientações técnicas e máquinas para a preparação e manutenção dos terrenos. À frente da iniciativa está a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “O propósito é colaborar com as atividades em todas as áreas, pois, dessa forma, o governo de Itaúna conseguirá ampliar a geração de emprego e renda, construindo uma cidade com oportunidades e qualidade de vida, cada vez melhor para todos”, frisou o gestor da pasta, Diógenes Vilela.