Modelo de Excelência em Gestão

O Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

Objetivo

O MEG-Tr está fundamentado na Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, e na Instrução Normativa nº 05, de 24 de junho de 2019, alterada pela IN nº 33, de 23 de abril de 2020, tendo como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

1. Fortalecimento da governança

2. Melhoria da Qualidade da Gestão por meio de um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento

3. Participação em ação cooperativa que possibilita troca de experiências entre as organizações

4. Promoção da cooperação interna

5. Compartilhamento de conhecimento e unificação de entendimentos

6. Sinergia na comunicação entre os parceiros

7. Melhoria de processos

8. Construção colaborativa de soluções e melhorias

9. Gestão pública +ÍNTEGRA, +INTEGRADA, +INOVADORA, +TRANSPARENTE, +SIMPLES e +EFETIVA

Quem deverá aplicar?

Órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal, bem como Estados, Distrito Federal e Municípios.