01 AGO 2019
Campanha de vacinação antirrábica tem início na segunda-feira (5)
A primeira fase da mobilização será realizada na Zona rural para imunizar cães e gatos contra a raiva

Começa na próxima segunda-feira (5), e segue até o dia 14 de agosto, a campanha municipal de vacinação antirrábica. A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar primeiro os animais na zona rural para, no dia 24 de agosto, sábado, promover em todas as unidades de saúde o “Dia D”, com o objetivo de proteger cães e gatos da área urbana. A expectativa é de imunizar cerca de 19 mil animais na cidade

Devem ser imunizados animais com mais de quatro meses e não há contraindicações. A recomendação, para fêmea prenha, para evitar riscos, que incluem até a perda dos filhotes, é para que os donos aguardem passar a gestação. É importante lembrar que as doses são garantidas a todos os cães e gatos no período previsto para a campanha.

A vacina antirrábica protege contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos, que pode ser contaminado por meio da mordida ou saliva do animal. A enfermidade pode afetar o sistema nervoso central e evoluir para óbito.