02 AGO 2019
Centro de Controle de Zoonoses foi reinaugurado na quinta-feira (1)
Melhorias tem como objetivo adequação do ambiente para animais que ali necessitam ficar

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã de quinta-feira, 1 de agosto, entregou melhorias no Centro de Controle de Zoonoses Joaquim Rabelo de Oliveira.

O local passou por pintura de toda a área externa e interna, consultório médico veterinário, sala de eutanásia, colocação de box onde ficam os animais, reforma dos passeios e paredes, além da restauração paisagística do jardim com coqueiros, orquídeas, plantas ornamentais, grama, e restauração da gruta. Outra importante melhoria realizada foi a limpeza da caixa d'água que há 12 anos não era limpa.

“São poucas as cidades que tem um Centro de Controle de Zoonoses desse nível, como é o nosso, um espaço adequado para receber todas as demandas. Valorizar os nossos equipamentos públicos, é nosso principal objetivo, proporcionando mais conforto e principalmente respeito com a comunidade itaunense”, ressalta o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria.

“Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse trabalho, funcionários da saúde e secretário, por esse resultado que podemos ver agora. A forma como esse Centro se encontrava quando no início da gestão, era muito precária. Entregar um espaço desse, todo revitalizado e adequado é de grande valia e prova o bom trabalho prestado pela administração”, comenta o vereador Lacimar Cesário da Silva (O Três).

“Quero registrar esse momento como uma demonstração do que estamos fazendo na saúde pública do Município. No primeiro momento deixo o nosso comprimento a todos os agentes de combate a endemias, que tem feito um trabalho extraordinário em nossa cidade. Os resultados são frutos de trabalho, planejamento, é assim que as coisas acontecem. É tendo uma equipe que conseguimos realizar aquilo que é planejado. Hoje, reinauguramos esse espaço que encontramos semidestruído e estamos entregando melhorias, não somente na saúde, mas em todos os setores. Dando atenção e recuperação ao patrimônio público”, finaliza o prefeito Neider Moreira.

A revitalização do espaço foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de infraestrutura e serviços, com asfalto na entrada do centro e mão de obra dos pintores e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que realizou a limpeza da caixa d'água.

Estiveram presente na solenidade o presidente da mesa diretora da câmara, Alexandre Magno, o vice-presidente, Hudson Rodrigues Bernardes, o secretário da mesa diretora, Lacimar Cesário da Silva (o três), os vereadores Anselmo Fabiano Santos e Lucimar Nunes (Lucinho) e o secretariado.

Serviços prestados

- Recolhimento de animais de pequeno porte – cães e gatos – doentes (com laudo do veterinário ou leishmaniose positivo), ou morto.

- Eutanásia de animais em fase terminal executado pela médica veterinária com laudo.

- Coleta de Sorologia em cães com suspeita para Leishmaniose.

- Coleta de material para análise de esporotricose.

- Profissionais qualificados para coleta de cérebros para análise de raiva animal.

- Atendimentos de Mordedor Vicioso além de permanecer em observação por 10 dias.

- Hospedagem no pós-operatório de castração de cães e gatos.

- Tratamento e hospedagem de animais silvestres recolhidos pela Polícia Ambiental.

- Transporte de cadáveres de animais de pequeno porte para Aterro Sanitário.