19 AGO 2019
Tradicional festa do Reinado é realizada com sucesso em Itaúna
Guardas mostram a força da cultura e da fé itaunense

A tradição da festa de Nossa Senhora do Rosário, em Itaúna, reuniu milhares de fiéis e festeiros. Desde 1º de agosto, quando foi aberta oficialmente a programação cultural e religiosa do Reinado, uma multidão passou pelo Alto do Rosário, fortalecendo a cultura e a fé itaunense.

Com mais de 160 anos de história, a devoção religiosa ganha, nesta época do ano, cores e ritmo. Roupas especiais, fitas, tambores e chocalhos das 12 guardas, entre Moçambiques, Congos, Vilão, Catope e Candombe, constituídas no Município se harmonizam num gesto de carinho e louvor à padroeira dos negros.

De acordo com prefeito Neider Moreira, a devoção a Nossa Senhora do Rosário mobiliza centenas de famílias há quase dois séculos em Itaúna. E, em mais um ano de festa, pais e filhos, avós e netos, subiram juntos o morro para prestar homenagens à Santa, considerada a padroeira dos negros.

“O Reinado é, sem dúvida alguma, uma festa das nossas raízes. Enquanto estivermos à frente do Governo, como prefeito, faremos o possível para transformar essa festa em uma referência regional, não poupando esforços para oferecer as melhores condições para que as guardas possam se manifestar e mostrar aos mais jovens aquilo que é o mais importante na vida de um povo, a sua história”, finalizou o gestor.

Dia de Nossa Senhora do Rosário

Quinta-feira, 15 de agosto, é feriado municipal no Dia de Nossa Senhora do Rosário. Nessa data, a festa começa cedo, com o café comunitário na casa da Rainha Santa Efigênia, Dona Sãozinha, no Santo Antônio, e da Rainha Conga, Dona Maria Ana, no bairro das Graças. Às 09h, missa e procissão, contornando a praça da Igreja do Rosário e a sede das Sete Guardas, e o cortejo com os andores dos santos patronos do Reinado, saindo da casa de Dona Sãozinha. Os devotos se concentram a partir das 18h em frente ao altar para a celebração eucarística.