12/11/2019 às 15:50:00
Novembro Azul mobiliza unidades de saúde em toda a cidade
Algumas ESF’s terão horário estendido durante a semana. Em outras, programação especial no dia 30

Reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e do cuidado com a saúde masculina. Esses são os principais objetivos do movimento mundial de conscientização Novembro Azul. Pautadas nestes propósitos, unidades de Estratégia Saúde da Família (PSF’s) estão realizando atividades especiais ao longo do mês. Cada equipe tem o seu próprio planejamento e os interessados em participar devem procurar sua unidade de referência para mais informações. Algumas ESF’s optaram por horário estendido de atendimento durante a semana, enquanto outras decidiram por programação alusiva ao tema no dia 30/11.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o de pele não-melanoma. Mais de 68.000 novos casos da doença são registrados anualmente no pais; os óbitos por esta causa ultrapassam 15.000 ocorrências. Dentre os fatores de risco estão a idade (incidência e mortalidade são maiores após os 50 anos), questões genéticas (pai ou irmão com a doença antes dos 60 anos), maus hábitos alimentares e/ou estilo de vida, excesso de peso, condições insalubres de certas atividades/trabalho, dentre outros.