14 NOV 2019
Consciência Negra terá semana inteira de atividades em Itaúna
Programação inclui oficina, rodas de conversa, documentário, capacitação e batizado de capoeira

A Secretaria de Desenvolvimento Social (por meio do Centro da juventude), juntamente com a Gerência de Cultura e a Secretaria de Educação, realizam entre os dias 18 e 23/11 atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra. O dia 20/11 faz memória à morte do líder negro Zumbi (dos Palmares), um dos principais personagens da luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

A programação incluirá oficina, rodas de conversa, documentário, capacitação e batizado de capoeira, contemplando várias regiões da cidade. Confira:

18/11 – 08h - Abertura – Espaço Cultural

19/11 – 14h – Oficina Turbantes e Maquiagem (pele negra) – CRAS Morada Nova

20/11 – 08h – Roda de conversa “Zumbi dos Palmares” - E. E. Gilka Drumond (Lourdes)

20/11 – 19h – Documentário “Reinado” - Igreja do Rosário

21/11 – 08h - Roda de conversa “Religiões de Matriz Africana” - E.E. de Itaúna (Centro)

21/11 – 19h – Documentário “Reinado” - Praça do bairro Morada Nova

22/11 – 09h – Capac. “Enfrentando o Racismo em Escolas e Instituições” - Centro da Juventude

23/11 – 08h – Batizado de Capoeira – Centro da Juventude (Poliesportivo JK)

O termo Consciência Negra trabalha não apenas a percepção histórica e cultural dos negros em relação à própria raça mas também sua importância e contribuição social desde os tempos remotos. A data é lembrada em todo o Brasil e foi instituída pelo Projeto de Lei 10.639, sancionado em 2011. Os primeiros africanos vindos para o Brasil, na condição de escravos, chegaram pouco depois do descobrimento, em 1532. A abolição da escravatura no país aconteceu anos mais tarde, em 1888. O preconceito vem diminuindo ao longo dos anos, colocando este povo em destaque em vários segmentos da sociedade atual.