06 DEZ 2019
Prefeitura moderniza uso de tecnologias e garante economia aos cofres públicos
Trabalho de inteligência e eficiência da equipe de TI coloca Itaúna em posição de destaque na governança com responsabilidade

A Prefeitura de Itaúna trabalha há quase três anos um processo importante que visa integrar novas tecnologias ao setor público municipal. Cientes dos desafios e da necessidade em em adaptar-se à esta demanda, ações tem sido realizadas com objetivos de integrar setores, dinamizar a comunicação e a fluidez do andamento de processos, armazenar informações de forma mais segura e barata, transparência das ações, economia de custos, dentre outros. As mudanças traduzem a busca constante da governança corporativa com responsabilidade, respeitando os servidores que trabalham no governo e principalmente à população.

Uma das medidas tomadas foi a troca do sistema de telefonia convencional (ainda sob análise de viabilidade) para a tecnologia IP (voz sobre Protocolo de Internet). É possível utilizar a própria rede de internet da Prefeitura para a troca de ligações ao invés de operadoras comuns do mercado. Permite programações especiais para as chamadas, habilitação de “siga-me” (atendimento em qualquer lugar pois o aparelho não precisa estar mais fixo num único ponto) e secretária eletrônica para recepção e gravação de mensagens, além de ser mais econômico e dispensar uso de cabeamento (a nova sede da Prefeitura utilizará o sistema e economizou cerca de 50% nos custos de cabos necessários para a estrutura).

De acordo com o Gerente de TI, Claudio Machado, “a grande economia, flexibilidade, facilidade e rapidez em se adaptar ao crescimento ou redução do parque de terminais de comunicação por voz é o ponto forte da tecnologia que ainda estamos fazendo testes. Grande parte de empresas financeiras no mundo já utiliza o IP com sucesso de operação. Também queremos estar atualizados neste sentido, uma vez que a maioria das ligações da Prefeitura são internas, entre pessoas da própria administração, de um setor com o outro”, explica.

Outra novidade será a utilização de tótem para acesso à serviços da administração. Um modelo funciona atualmente em caráter experimental e em breve estará disponível no saguão da Prefeitura. Por meio do dispositivo, com display auto-instrutivo, o cidadão estará conectado ao Portal Eletrônico da Prefeitura, realizando consultas, solicitações, imprimindo documentos, dentre outros benefícios. A Gerência de TI planeja a instalação de equipamentos desta natureza em vários pontos de apoio, conectados por fibra ótica. Empresas interessadas em parceria para viabilização destes novos pontos podem procurar o setor responsável.

Destaca-se ainda o uso do Thin Client, equipamento que substitui as antigas CPU’s. Modestos (sem HD, processador e memória), propiciam o armazenamento de informações diretamente no servidor, local mais preparado e seguro para hospedagem dos registros. “Isso sem falar na economia de tempo, diminuição de custos de operação dos programas, menor gasto de energia e a responsabilidade ambiental que o uso deste equipamento proporciona”, explica Machado. As melhorias também se deram no ambiente computacional central (Data Center), com a virtualização de servidores (concentra vários computadores-servidores em um só), além de tecnologias que garantem economia, eficiência, segurança e alta disponibilidade dos serviços de TI da Prefeitura.