23 DEZ 2019
Itaúna contará com serviço Castramóvel a partir de 2020
Objetivo é esterilizar cães e gatos, sobretudo de rua, evitando transmissão de doenças e fazendo controle populacional destes animais

Com objetivo de reduzir o número de animais de rua e a consequente transmissão de doenças, Itaúna passará a contar com serviço definitivo de Castramóvel a partir de 2020. O veículo para esterilização de cães e gatos foi exposto nesta segunda-feira, 23/12, na porta da Prefeitura. A conquista desta importante demanda da comunidade foi conseguida por uma soma de esforços. De acordo com o Prefeito Neider Moreira, “há dois anos, o vereador Marcinho Hakuna conseguiu uma emenda parlamentar do então Deputado Federal, Marcelo Álvaro Antônio, que hoje é Ministro do Turismo. Com intermédio do Deputado Estadual Gustavo Mitre (que ocupou cadeira como Deputado Federal antes da posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais) este valor foi pago ao município e a Secretaria de Saúde ficou responsável pela licitação e compra do veículo. Fica evidente como as parcerias possibilitam benefícios à toda população”, conclui.

O Secretário de Saúde explicou que “foram investidos mais de R$ 120.000,00 para aquisição do Castramóvel. Os profissionais para o serviço serão contratados a partir de janeiro e na equipe de trabalho haverá um veterinário exclusivo para os atendimentos. Iremos apresentar também nosso Programa Municipal de Controle Populacional de cães e gatos ao Conselho Regional de Medicina Veterinária para avaliação e conciliamento de nossas ações. A expectativa é de que o Castramóvel esteja definitivamente à disposição da comunidade no primeiro trimestre de 2020. Só para se ter uma ideia, a estimativa de cães e gatos na cidade giram em torno de 20.000 animais, sendo que aproximadamente 2.000 destes estão em situação de rua. Desde já agradecemos à todos que de uma forma ou outra se envolveram para conquista deste importante serviço”, finaliza.

As castrações atenderão animais das zonas urbana e rural. A Secretaria de Saúde definirá os critérios de utilização do serviço, mas dentre deverá se priorizar animais soltos pelas ruas e concessão do benefício à famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais do município e do Governo Federal. Ainda de acordo com Fernando Meira, o município já dispõe de um censo canino e recentemente estabeleceu Termo de Compromisso Positivo com o Ministério Público de Meio Ambiente local (inicialmente serão 200 procedimentos mensais e aumento deste número ao longo do tempo), ações que também nortearão o trabalho do Castramóvel em Itaúna.