10 FEV 2020
Centro Oncológico de Itaúna é inaugurado no Hospital Manoel Gonçalves
Trabalho intenso até o credenciamento durou quase uma década. Local recebeu nome do antigo administrador Josias Gambarelli

Dezenas de pessoas acompanharam na noite de sexta-feira, 07/02, a inauguração do Centro de Oncologia de Itaúna, no Hospital Manoel Gonçalves. O local recebeu o nome de Josias Gambarelli, homenageando o antigo administrador da Casa de Caridade, falecido em um acidente automobilístico alguns anos atrás. O trabalho para concretização desta importante demanda foi intenso e durou quase uma década, contando com apoio direto e indireto de várias representações. O espaço será responsável por atendimentos de alta complexidade da microrregião (Itaúna, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema) e outras microrregiões de saúde da Região Ampliada Oeste, permitindo a realização de quimioterapia e cirurgias em casos específicos.

Para o Prefeito Neider Moreira, “este foi um trabalho feito à muitas mãos, onde tive o prazer de iniciar enquanto ainda Deputado. Agradeço ao apoio de todos que nos ajudaram nesta conquista. Passamos a ocupar uma nova posição no cenário da medicina e nossa responsabilidade também aumenta. Cerca de 230 pessoas estão em tratamento oncológico atualmente na cidade, em diferentes estágios da doença. Nosso objetivo é que o tratamento seja mais humanizado. Serão liberados recursos na ordem de R$ 5.066.619,60 anuais para custeios da unidade”, disse.

De acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, “Itaúna passa a ocupar agora um outro patamar, uma vez que a Casa de Caridade passa a ser um hospital regional. O orçamento médio, com verbas públicas, deve superar os R$ 30 milhões. Deixo aqui os cumprimentos às autoridades e lideranças municipais, desejando que este Centro colabore para um tratamento digno aos pacientes da cidade e região”, afirmou. Pacientes que necessitarem de tratamento com radioterapia continuarão sendo encaminhados para Divinópolis, que conta com aceleradores lineares (aparelhos de alto custo).

Também fizeram uso da palavra Marilda França Chaves (Provedora do Hospital), Carlos Viana (Senador), Greyce Elias (Deputada Federal), Gustavo Mitre (Deputado Estadual), Alexandre Campos (Presidente da Câmara Municipal), Tiago Teles (representando o Deputado Federal Domingos Sávio), Antônio Carlos de Oliveira (Presidente da Avacci), Luciana Gambarelli (viúva do homenageado). Estiveram presentes também, o ex-Deputado Federal Jaiminho Martins, secretários e servidores municipais, vereadores, funcionários do Hospital e da Avacci, representantes de clubes de serviços, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, lideranças religiosas, imprensa, dentre outros convidados.