03 MAR 2020
Usuários da Saúde Mental de Itaúna participam de sessão mensal de cinema
Parceria firmada desde 2018 contribui para tratamento e qualidade de vida de portadores de sofrimento mental

Com objetivo de propiciar inserção social de pessoas portadoras de sofrimento mental na sociedade, e valendo-se dos benefícios das artes para os seres humanos de forma geral, usuários do Serviço de Saúde Mental local participam mensalmente de sessões de cinema em Itaúna. A atividade é programa garantido desde 2018 e fruto de uma parceria com o Cine Ritz, que prontamente acatou a proposta. Pacientes e familiares, que aguardaram ansiosamente pela inauguração do local, têm sessão uma vez por mês, com valor de ingresso diferenciado, incentivando o lazer e a cultura dos assistidos. Na data e horário marcados, todos se reúnem no Centro de Convivência, recebem lanche e orientações sobre regras de funcionamento do local, sendo acompanhados por profissionais do serviço durante as sessões.

De acordo com Cristiane Santos de Souza Nogueira, Diretora Municipal de Saúde Mental, “essa parceria tem feito diferença na vida dos nossos usuários, configurando-se como ação de promoção de saúde mental, deslocando as pessoas do seu lugar de adoecimento e ampliando suas possibilidades de pertencimento na cidade. Nossa gratidão e reconhecimento à equipe responsável pelo cinema da cidade. A sétima arte permite viajar por mundos e histórias, da fantasia e da realidade, promovendo inserção social e a cidadania destas pessoas, que por sua condição de adoecimento, muitas vezes são excluídas de vivências da comunidade”, esclarece.