07 AGO 2020
Estratégia Saúde da Família do bairro de Lourdes terá nova sede a partir do dia 13
Unidade continuará funcionando em imóvel de melhor estrutura, localizado também na Avenida Dorinato Lima

A partir da próxima quinta-feira, 13/08, a Estratégia Saúde da Família do bairro de Lourdes funcionará em nova sede. A troca de imóveis será na mesma via, a Avenida Dorinato Lima, porém agora atendendo no número 339 (e anexo 337). A ESF estava no antigo local há mais de 15 anos e as condições estruturais já não comportavam satisfatoriamente a estrutura de uma unidade de saúde, mesmo com todas as adequações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A equipe de profissionais conta com médico, fisioterapeuta (atendimentos suspensos devido a pandemia), enfermeira, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliar administrativo e servente de limpeza, totalizando 13 pessoas.

A Estratégia de Saúde da Família do bairro de Lourdes oferece consultas médicas e de enfermagem, coleta do exame citopatológico do cólo do útero, puericultura, consultas a usuários idosos, doentes crônicos, em sofrimento mental, vacinas pertinentes ao calendário nacional de imunização, procedimentos de enfermagem como administração de medicações, curativos, aferição de dados vitais, entre outros. A unidade, que recebe o nome de Raimundo Benedito de Faria, atende 1229 famílias, totalizando 3067 usuários. O horário de funcionamento continua de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, “há alguns anos a equipe da unidade, juntamente com a Coordenação da Atenção Primária, vinham procurando um novo imóvel para realizar a mudança. E somente agora conseguiram uma casa que seja possível a adaptação para unidade. Assim como já fizemos outras vezes, a mudança tem como objetivo oferecer melhores condições de atendimento aos pacientes e condições dignas para o trabalho de nossos profissionais. A medida também confirma o compromisso da Prefeitura de Itaúna de realizar verdadeira e significativa mudança no setor de saúde do município”, explicou.