23 NOV 2020
Prefeitura de Itaúna zera fila de cateterismo cardíaco
Procedimento realizado em Belo Horizonte ou Divinópolis tinha fila de espera de cerca de dois anos

As boas notícias não param de chegar em Itaúna. Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde informa que zerou a fila de cateterismo cardíaco na cidade. Os procedimentos, normalmente realizados em Divinópolis ou Belo Horizonte, eram aguardados por muitos dos pacientes há cerca de dois anos. Por meio de um cateter (tubo plástico extremamente fino e flexível), introduzido na artéria do braço ou perna, e levado até o coração, é possível diagnosticar e/ou tratar doenças que acometem este importante órgão humano. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que, somente neste ano, mais de 362 mil pessoas já morreram por doenças do coração no país até o momento.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, “os cuidados com o coração independem da idade e são extremamente importantes para a saúde como um todo. Isto inclui boa alimentação, praticar atividades físicas e ter sempre hábitos saudáveis de vida. E sempre que precisar, procurar a ajuda de médico especializado. Quanto ao zeramento da fila de espera pelo cateterismo cardíaco, esta é mais uma ação que reflete o compromisso do governo municipal com a saúde pública local. Nós sabemos que é uma demanda contínua e sempre precisamos estar atentos, mas a cada nova ação realizada, temos a certeza de contribuir de forma decisiva com a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, analisa.