18 JAN 2021
Prefeitura de Itaúna já tem Plano Municipal de Contingência para vacinação contra a Covid-19
Ações e estratégias para imunização contra o novo Coronavírus seguirão instruções do Ministério da Saúde

Decidido oficialmente o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 pela Anvisa, a Prefeitura de Itaúna já tem elaborado o Plano Municipal de Contingência para a vacinação na cidade. Todas as ações e estratégias para imunização seguirão as instruções propostas pelo Ministério da Saúde. Como já divulgado, os primeiros grupos a serem vacinados serão divididos em quatro grupos: o primeiro, com trabalhadores da saúde, idosos de 75 anos ou mais, pessoas com mais de 60 anos ou mais institucionalizadas, além de indígenas; o segundo, com pessoas entre 60 e 74 anos; o terceiro, indivíduos com comorbidades e maiores chances de agravamento; o quarto, com professores, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários e população do sistema prisional. Em alguns casos serão cobrados documentos/atestados que comprovem vinculação e/ou necessidade da vacina.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, se somados, estes grupos representam cerca de 20.275 pessoas a serem imunizadas nesta primeira fase da campanha (Pessoas maiores de 60 anos: 12.260; Trabalhadores da Saúde: 2.290; Indivíduos com comorbidades: 4.160; Professores: 960; Membros das forças de segurança e salvamento: 290; Funcionários e população do sistema prisional: 315). O cronograma de atividades será dividido em três fases, sendo Pré-Campanha (preparação de toda a rede de frios e unidades de saúde), Campanha (vacinação e monitoramento) e Pós-Campanha (consolidação de resultados e avaliações), além de acompanhamentos, atualizações, definições de estratégias, dentre outros procedimentos de praxe. O início da vacinação em nada exclui a continuidade das medidas de proteção, como uso obrigatório e correto de máscaras, higienização das mãos com água / sabão ou álcool gel, isolamento social e distanciamento entre as pessoas.

O Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, lembra que “a compra e distribuição das vacinas é de única responsabilidade do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, cabendo à Estados e municípios o cumprimento de prazos, normas, recomendações e principalmente a ordem de grupos prioritários, dentre outros pontos. E que diante do quantitativo de doses disponibilizadas pelo Estado de Minas Gerais, o município adotará estratégia para priorizar a vacinação do público de maior risco dentro do público-alvo descrito no primeiro grupo prioritário. Esclarecemos ainda que, a medida que as doses forem disponibilizadas, todo o público-alvo será imunizado. Estamos muito esperançosos com o início da imunização em todo o país e acredito que dias melhores estão por vir. E peço a gentileza de sempre consultarem os canais oficiais para qualquer dúvida ou informação, não confiando ou propagando qualquer fake news”, explica.