07 OUT 2021
Visita do Governador Romeu Zema à Itaúna nesta quinta-feira
Objetivo principal foi assinatura de ordem de serviço para construção de trevo na MG 431 próximo ao Morro do Engenho. Visita à uma escola estadual também esteve na agenda

Cumprindo agenda oficial em Itaúna na manhã desta quinta-feira, 07/10, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou a ordem de serviço para início das obras do trevo de acesso ao bairro Morro do Engenho, confluência com a MG 431. A solenidade, realizada no próprio local de início das obras, contou com a presença de deputados estaduais e federais, secretariado municipal, autoridades civis e das forças de segurança e salvamento, prefeitos da região, além de outros convidados e imprensa local e regional. Antecedendo a cerimônia, Governador, Prefeito e comitiva oficial visitaram as instalações da Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza, no bairro Padre Eustáquio.

Em seu pronunciamento, o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, fez um reconhecimento público ao trabalho do Governador no que diz respeito à medidas tomadas em prol dos municípios mineiros, que viveram dificuldades financeiras por falta de repasses entre agosto de 2017 e fevereiro de 2019. Ressaltou que o acordo firmado entre Governo de Minas, TJMG e municípios para repasse desses valores vem sendo cumprido rigorosamente e que o próximo passo é o recebimento de verbas para a saúde. Além do suporte por parte do Estado, destacou a importância econômica e de segurança pública que a construção deste trevo trará para motoristas que trafegam pela via e moradores das proximidades.

Sobre o início das obras, Neider destacou os benefícios que a obra trará para o município e para cidades do entorno, uma vez que a MG 431 interliga as BR’s 262 e 381, principais corredores de acesso ao interior de São Paulo e outras importantes regiões do país. “Estava sendo aguardada desde o final dos anos 60, quando tínhamos 40 mil habitantes, hoje somos 100 mil. Participei de todas as fases, enquanto deputado estadual e hoje prefeito, desde a topografia da região em 2006, execução do projeto para construção deste trevo, licitação da obra, ordem de serviço para realização. Porém, a mesma ficou parada desde 2014 e só agora, sete anos depois, temos a felicidade de ver o reinício”, disse.

Neider ainda aproveitou a presença de Romeu Zema para fazer outras duas reivindicações. A primeira, o retorno da iluminação na MG 050, região dos trevos de acesso à cidade, que foi retirada no período de duplicação da rodovia. “A iluminação deste trecho foi enquanto era deputado estadual em 2004, mas precisou ser retirada por ocasião das obras de duplicação e da nova entrada da cidade. Peço apoio do Governador no sentido de agilizarmos esta reimplantação dos postes de iluminação, uma vez que já está aprovada pelo DER-MG e também pela nossa Secretaria Municipal de Regulação Urbana. Outro pedido diz respeito ao trevo do bairro Padre Eustáquio, cuja região abriga cerca de 35 mil habitantes. Que seja autorizado ao DER a execução do projeto de passagem em dois níveis para o local e a partir daí buscarmos recursos para sua concretização, resolvendo assim a situação caótica de trânsito no local”, finalizou.

O Governador Romeu Zema iniciou sua fala lembrando que esta é a segunda vez que vem à Itaúna como Chefe do Executivo Estadual, mas que mantém estreita relação com a cidade desde os anos 90 por questões empresariais. E que é nítido como o município se desenvolveu neste tempo e tem potencial para alçar ainda mais progresso, se colocando á disposição para atrair novos investimentos. Sobre a assinatura da ordem de serviço, disse que “infelizmente Minas Gerais, assim como o Brasil, tem muitas obras inacabadas e de que este trevo poderia já estar pronto há cerca de 15 anos. O setor público precisa não só de recursos mas principalmente de planejamento e eficiência nas ações de governo, o que melhoraria inclusive a imagem dos gestores. Cito aqui outro exemplo que é o Hospital Regional de Divinópolis, cujas obras estão paradas há sete anos, local que deveria estar salvando muitas vidas”, afirmou.

Zema ainda comentou que os repasses de IPVA, FUNDEB e ICMS, que já estão sendo realizados de forma parcelada aos municípios, deverá se estender até agosto do próximo ano. E reforçou que os recursos da área da saúde começaram a ser pagos imediatamente. Destacou que o Estado avançou em diversos indicadores nestes meses de seu governo, sendo considerado inclusive po mais seguro entre as unidades federativas que compõe as regiões sul, sudeste e centro-oeste brasileira. “Estamos gastando menos que antes e otimizando a comunicação e as ações entre nossas secretarias, focando todos num mesmo objetivo. Ações coordenadas levam ao desenvolvimento. Com o dinheiro da indenização da tragédia de Brumadinho vamos investir nos próximos seis ou sete anos o que levaríamos quase cem, garantindo mais emprego, economia e obras. Quanto às reivindicações do Prefeito Neider, vamos nos empenhar na solução”, finaliza.