A Prefeitura de Itaúna e a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da 9ª Companhia Independente, firmaram na manhã desta sexta-feira (4), um convênio de reforço e cooperação entre as partes. O acordo, com vigência até dezembro de 2025, prevê a destinação de recursos e a realização de ações conjuntas que visam exercício pleno das atividades policiais, com foco na preservação da ordem pública e promoção de atividades preventivas.
Pelo acordo, o município ficará responsável pela manutenção de viaturas, aquisição de materiais operacionais, além da cessão de servidoras para apoio às atividades administrativas dos atendimentos da PM. A contrapartida da 9ª Companhia inclui a realização de palestras e ações educativas em temáticas sobre violência doméstica, meio ambiente, segurança no trânsito, direitos humanos e fortalecimento da rede de proteção comunitária.
“Mais do que reforçar a estrutura da Polícia Militar, este convênio representa um compromisso com a proteção dos cidadãos itaunenses”, destacou o prefeito Gustavo Mitre. O Comandante da 9ª Cia PM Ind, Major Antônio Carlos Teixeira de Souza, também ressaltou a importância da parceria: “A união entre poder público e forças de segurança é fundamental para promovermos um ambiente mais seguro e acolhedor para todos”.
A formalização do convênio foi publicada no Diário Oficial e a prestação de contas atenderá às normas da Lei de Licitações, garantindo a transparência na aplicação dos recursos.