A manhã desta sexta-feira, 4 de julho, marcou um momento histórico para Itaúna: a formatura da primeira turma do Curso de Formação de Brigadista Florestal na Sede do Corpo de Bombeiros da cidade de Itaúna. A capacitação, realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Itaúna e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, contou com a participação de servidores municipais e simboliza um avanço significativo nas políticas locais de proteção ambiental e resposta a emergências.
O curso teve início na segunda-feira, 30 de junho, e abordou conteúdos teóricos e práticos voltados ao atendimento pré-hospitalar e ao combate a incêndios florestais. As aulas foram realizadas nos municípios de Itaúna e São Gonçalo do Pará. Entre os destaques da programação, os participantes realizaram uma caminhada equipada até o Morro do Bomfin e executaram técnicas de combate direto, simulações reais e produção de aceiros, que são a remoção de vegetação em faixas para evitar que o incêndio se espalhe. Em itaúna, foram 6 formandos.
Presente na cerimônia, o prefeito Gustavo Mitre parabenizou os formandos e destacou o pioneirismo da iniciativa. “Esse é um passo importante na preparação dos nossos servidores e no fortalecimento da defesa do nosso meio ambiente. É uma parceria que traz resultados concretos para a população”, afirmou.
A cerimônia também foi prestigiada por diversas autoridades, Major BM Thiago Augusto Pereira, Subcomandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar; Coronel PM Alexandre Barboza de Oliveira, Secretário Municipal de Segurança Pública, acompanhado do Major PM Antônio Carlos Teixeira de Souza, Comandante da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar; Tenente BM Geovane Gonçalves Pinheiro, Comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Itaúna; Subtenente do Exército Brasileiro José Célio Amaral Júnior, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 04-009; Secretário Municipal de Meio Ambiente e Vice-Prefeito, Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto.
Também marcaram presença, o Capitão BM Antônio Márcio Vaz de Souza, Coordenador do Curso de Brigada Florestal Municipal; 1º Tenente BM Vinícius Lana Viveiros, Auxiliar de Coordenação do curso; Natany Gonçalves dos Santos da COMPDEC de Igarapé, representando o prefeito do município; Kesia Apuk Costa Martins, Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracema; Major PM Geovani José de Mendonça, Gerente Superior de Trânsito e Transporte; Capitão BM Thiago Antônio de Figueiredo Boaventura, Comandante da 2ª Companhia Operacional do 10º BBM; Tenente PM Rodrigo Gomes de Oliveira, Coordenador da Defesa Civil de Itaúna; Cristiano Francisco da Silva, Coordenador da Defesa Civil de São Gonçalo do Pará; Fernando Franco, Diretor do Centro de Desenvolvimento Econômico (CDE).
O curso reforça o compromisso conjunto entre Corpo de Bombeiros, prefeituras e Defesa Civil na formação de brigadas municipais capacitadas para atuar de forma rápida e eficiente no combate a incêndios florestais, sobretudo em regiões com alta incidência de focos no período seco. A formatura simbolizou não apenas a conquista dos participantes, mas também o fortalecimento da cultura de prevenção e proteção ambiental em Itaúna.